IEQ no Pará

A primeira tentativa de levar a mensagem quadrangular à Amazônia deu-se no ano de 1959, quando o Missionário Harold Willians e o Reverendo Geraldino dos Santos, respectivamente, Presidente e Secretario Executivo, enviaram a Manaus o casal Missionário Antonio de Melo e Nair Silveira Melo, os quais permaneceram durante 1 ano.

Por motivo de saúde tiveram que regressar a São Paulo e nenhum outro obreiro, naquela época, pôde ficar na Amazônia e, então, sem um novo pastor, a igreja se dispersou.

Doze anos depois, o secretario executivo, Ver. Euclides Tavares, enviou a Belém o Pastor Duílio Ramires, que após lutar durante 10 meses para implantar a obra aqui e sem êxito, teve que voltar para a região sul.

No dia 15 de outubro de 1973, chega a Belém o missionário Josué Bengtson. Uma semana após sua chegada, inicia-se um programa radiofônico na rádio Guajará e, em pouco tempo, o programa torna-se um dos líderes de audiência entre os programas daquela emissora.

Na noite do dia 20 de novembro de 1973, foi realizada a primeira reunião noturna em um salão, situado na Travessa Benjamin Constant, bairro do Reduto, com a presença de quase 300 pessoas.

No mês de dezembro desse ano, aconteceu a primeira grande concentração com cerca de 2.000 pessoas, ocasião em que aconteceu a primeira reunião de unção e o inicio da campanha para aquisição do terreno da igreja.

No dia 02 de fevereiro de 1974, foi efetuada a compra do terreno, onde foi erguido um pavilhão e, posteriormente, o templo sede.

Dois meses depois, foi iniciada a construção do pavilhão na Travessa Timbó, bairro da Pedreira, o qual foi inaugurado no dia 02 de junho de 1974 já como o templo sede da Igreja, substituindo o que era localizado no Reduto.

Com o tempo, o pavilhão da pedreira não comportava o grande número de pessoas que afluía para assistir as reniões. Assim, houve a necessidade de expandir a obra para outros bairros. Então, em 10 de agosto de 1974, foi efetuada a compra de um terreno no bairro do Jurunas. Havia quase 1 ano que o trabalho tinha sido iniciado em Belém, quando foi realizado o primeiro grande batismo no dia 03 de novembro de 1974, mais de 1.400 pessoas foram batizadas.

A partir disso, aconteceu uma sucessão de inauguração de templos: maio de 1974, no bairro da Marambaia; outubro, no Guamá; novembro, em Icoaraci; e fevereiro de 1976, em Canudos. Em 1976, foi também inaugurado o 1º Instituto Bíblico Quadrangular do Norte do Brasil, o qual teve participação importante na formação de novos obreiros. A partir daí, novos trabalhos foram iniciados em outros municípios, de forma que esse expansionismo já atingiu 100% do Estado.

A IEQ vem evoluindo, estruturando-se cada vez mais com grande êxito. Diferenciada, a começar por sua interpretação do Evangelho e muito bem alicerçada, tanto no âmbito material, através de sua administração, quanto no espiritual, buscando respaldo para todas as suas atividades na Palavra do Senhor, a IEQ vem desenvolvendo muitos trabalhos de ordem social e espiritual, viabilizados através de suas secretarias.

A igreja possui secretarias estaduais que coordenam seus projetos. A secretaria de Educação e Cultura coordena na área de ensinos, como as Escolas Bíblicas; a Escola de Líderes de Células e o ITQ – Instituto Teológico Quadrangular, o curso de Teologia tem duração de três anos, com mais de 15 extensões em Belém. Além do trabalho infantil, “Missão Quadrangular Cristo para Crianças”, a Secretaria Administrativa e Financeira é responsável por receber relatórios de todas as igrejas e por verificar quantas obras estão sendo abertas. Esta secretaria de Missões que cuida da abertura de novas obras.

Através destas secretarias, a IEQ desenvolve e distribui seus projetos para áreas afins como: Grupo Missionário; Encontro com Deus; Encontro de Casais com Cristo ECC e Encontro de Jovens com Cristo EJC e também vários projetos sociais.

Além dos encontros, a IEQ utiliza o sistema de células de multiplicação para conquistar novos fieis, porque é através deste que entra nos lares de cristãos, crentes ou não, com os quais serão realizados trabalhos em várias etapas para ganhar almas, edificá-las e consolidá-las.

No tocante a conquistas na mídia, a igreja conta com os veículos de comunicação de radio e TV para difundir o Evangelho.

Este é o contexto em que a Igreja Quadrangular se apresenta hoje, muito bem sustentada, com diversas conquistas materiais que dão o suporte de que necessita. Todo o sucesso dessa luta vem do esmero dos homens e mulheres de Deus que fazem da igreja esse porto seguro para encontrar Jesus. Toda essa lida é pensando no povo que necessita de paz e prosperidade em todos os sentidos. É por isso que na IEQ não existem apenas crentes. São muito mais que crentes: são vencedores! 

 


O Louvor Norte é um evento que já é tradicional em Belém-PA, promovido pelo Pr. Lourival Pereira, da igreja Catedral da Família. Veja mais
 
Nesta página você encontrará os estudos semanais das células com o objetivo de proporcionar um maior entendimento e aprofundamento da Palavra de Deus.
 
Versículo do dia

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

TIAGO 1:12

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Nesta página você poderá convidar o Pastor Lourival Pereira para ministrar palestras sobre Crescimento de Igreja.. Clique aqui.
 

Trav. 25 de Junho, nº 318 -
Bairro Guamá - Belém / PA
CEP: 66075-513
Fone: (91) 3259-7409

Escola
- Líderes
- Discípulos

Ministérios
- Noivos e casais
- Bom Samaritano

Educamundo Foco Educação Profissional Centro de Estudos e Formação Conquistar Formação Enfoque Capacitação