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EMENTAS

Disciplina:

EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO

Ementa:

a disciplina analisa os fundamentos históricos e filosóficos das ciências humanas, privilegiando o debate sobre o pensamento epistemológico moderno e contemporâneo. Estabelece a relação destes fundamentos com a educação: as políticas, as pesquisas educacionais, os saberes e as práticas escolares.

Disciplina:

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa:

a disciplina visa desenvolver estudos teóricos e atividades práticas da pesquisa social e educacional, com enfoque nas diversas abordagens e etapa da investigação científica. Dará ênfase à utilização de procedimentos metodológicos da pesquisa sócio-educacional com relevância para os aspectos éticos.

Disciplina:

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ementa:

a disciplina focaliza o processo pelo qual determinadas orientações teóricas forma se constituído na história da educação brasileira, configurando os principais círculos hermenêuticos em filosofia e história da educação. Enfatiza, nesse processo, a constituição dos campos da história e da filosofia da educação, seus atores e obras, bem como seus recentes desenhos epistemológicos.

Disciplina:

SEMINÁRIO DE PESQUISA

Ementa:

o seminário objetiva analisar criticamente a produção científica no campo da educação no Brasil, visando contribuir para a superação de problemas historicamente constituídos pela trajetória de investigação na área. Pretende ,também, aprofundar na perspectiva socioeducacional, análise e discussão coletiva, envolvendo os mestrandos em diferentes estágios de produção de sua dissertação

Disciplina:

CULTURA, SABERES E IMAGINÁRIOS NA EDUCAÇÃO AMAZÔNICA

Ementa:

a disciplina visa desenvolver estudos e pesquisas sobres construções imaginárias e identidades culturais brasileiras, focando interfaces com os saberes e as práticas da educação na Amazônia.

Disciplina:

EDUCAÇÃO E AMBIENTE

Ementa:

a disciplina trabalha aspectos relativos a questão ambiental e a educação, considerando a relação sociedade-natureza, a construção do conhecimento e a prática pedagógica escolar. Analisa historicamente o surgimento da educação como política ambiental no âmbito internacional, nacional e na Amazônia, assim como as diretrizes atualmente colocadas para a educação ambiental no contexto da educação brasileira e de seu currículo escolar.

Disciplina:

EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR

Ementa:

a disciplina analisa a organização do trabalho pedagógico na escola pública e suas aplicações na gestão, projeto pedagógico e práticas escolares. Intenciona, ainda, o estudo do espaço, tempo e linguagem na organização escolar e da escola pública como locus de formação continuada de seus atores educacionais.

Disciplina:

EDUCAÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

Ementa:

a disciplina analisa a educação como política social e cultural. A educação é estudada como um processo que envolve relações de poder e de desigualdades sociais, estando relacionada ao processo de produção e reprodução cultural. Reflete criticamente sobre as políticas e as práticas educacionais, que formam identidade individuais e sociais, a partir de saberes, imaginários, representações, valores, normas e padrões culturais que são veiculados objetivando a reprodução (ou problematização) da experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada.

Disciplina:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ementa:

a disciplina analisa os fundamentos histórico-filisóficos da educação matemática, através do estudo de textos e trabalham que possibilitem a construção dos fundamentos desta área de pesquisa. Durante o desenvolvimento da disciplina serão abordadas as contribuições de diversas escolas de educação matemática, entre as quais, a francesa, estadunidense e a brasileira.

Disciplina:

PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ementa:

a disciplina objetiva desenvolver estudos e pesquisas sobre a educação infantil numa perspectiva sócio-histórica e cultural, focalizando temas relacionados à necessidade de formação de profissionais para a educação infantil em âmbito global e local, destacando suas funções e concepções.

Disciplina:

POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa:

a disciplina tem com objetivo proceder estudos e pesquisas acerca das políticas e práticas de formação de professores no âmbito global e local, tendo como suporte de análise o conjunto de documentos e as contribuições das pesquisas na área. Nesta perspectiva, buscar-se-á compreender e repensar os fundamentos teórico-metodológicos que envolve a formação inicial e continuada de professores visando poder interferir nas respectivas políticas e práticas.

Disciplina:

SABERES, COMPETÊNCIAS E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES

Ementa:

a disciplina tem como objetivo estudos acerca dos saberes necessários à prática pedagógica, discutir as competências e habilidades docentes e proceder estudos que revelem o pensamento dos professores e contribuir para a formação da identidade pessoal e profissional.

 

 

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado
RUA DO UNA, 156 - TELÉGRAFO
Cep: 66050-540 - Belém - Pará
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